Equipe do Mato Grosso do Sul faz treinamento para fibrose cística

Profissionais do Mato Grosso do Sul estiveram em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 13 de março, para participar de treinamento sobre a fibrose cística no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG. O objetivo foi a capacitação da equipe na rotina de atendimento e acompanhamento dos pacientes com fibrose cística.

Profissionais do Mato Grosso do Sul e do Nupad durante treinamento. (Acervo Nupad
Profissionais do Mato Grosso do Sul e do Nupad durante treinamento. (Acervo Nupad

Formada por psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e técnica de enfermagem, a equipe foi acompanhada por profissionais do Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) do Nupad. Eles visitaram setores do Núcleo e o ambulatório São Vicente, no Hospital das Clínicas da UFMG, um dos locais onde ocorre o tratamento dos pacientes com fibrose cística pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG).

“Chegamos ao ambulatório com teoria, mas fomos apresentados na prática às dificuldades do dia a dia de pacientes e acompanhantes”, observa a nutricionista Fernanda Vieira. A profissional e os demais colegas formam a nova equipe que irá trabalhar junto às pessoas com fibrose cística pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnóstico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (IPED/APAE – MS).

Durante a capacitação foram realizados estudos de caso e uma abordagem sobre a descentralização dos medicamentos e o acompanhamento multidisciplinar dos pacientes pelo PTN-MG, que envolve nutricionistas, pneumologistas, gastroenterologistas, fisioterapeutas,

Técnica de enfermagem do MS durante análise do teste do suor. (Acervo Nupad)
Técnica de enfermagem do MS durante análise do teste do suor. (Acervo Nupad)

psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. As propostas educacionais do Nupad para melhoria do atendimento ao paciente com fibrose cística, como mapa de risco, cartilha sobre a doença e carteirinha para pacientes, também foram apresentados aos profissionais.

Em visita guiada aos diferentes setores do Nupad, a equipe do Mato Grosso do Sul pode conhecer e acompanhar as atividades educativas realizadas pelo Ceaps e a dinâmica do Setor de Controle do Tratamento (SCT).

Ainda, os profissionais acompanharam a realização do teste do suor no posto de coleta do Núcleo. O exame, que mede a quantidade de cloro no suor, é feito para confirmação da fibrose cística. Além da coleta, a técnica de enfermagem da equipe, Cris da Silva Miguel, acompanhou a análise do teste no Laboratório de Triagem Neonatal do Nupad.

“A partir dos casos acompanhados aqui, tentaremos implantar em nosso Estado o que foi passado e solucionar dificuldades, a fim de oferecer melhor atendimento e qualidade de vida às pessoas que têm a doença”, diz a nutricionista Fernanda. “E não apenas para os casos de fibrose cística, como até mesmo em outras patologias com a adaptação de rotinas e protocolos”, declara.