Francisco Penna recebe título de professor emérito em sessão solene

*Notícia publicada no site da Faculdade de Medicina da UFMG.

O professor aposentado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco José Penna, recebeu na noite desta quinta-feira, 25 de junho, o título de professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. A honraria é concedida a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica.

O evento, realizado no Salão Nobre da Unidade, contou com a presença de familiares e amigos do professor Francisco, além de professores, estudantes e funcionários da instituição.

Francisco Penna disse receber a homenagem com humildade e extrema gratidão, pois o coloca em companhia invejável de professores eméritos que deixaram suas marcas na instituição. “Estou sumamente agradecido a esta homenagem, advinda do reconhecimento do trabalho de toda a minha vida acadêmica. Por outro lado, compreendo também – e isto é para mim motivo de maior alegria – que o título de professor emérito significa uma renovação do meu compromisso com a UFMG. Ele representa a convocação, para continuar servindo à Faculdade e à Universidade, sempre que demandado, sempre que requerido. Podem contar comigo e com toda a colaboração que julgarem que eu ainda possa emprestar à nossa querida UFMG”, afirmou.

O professor emérito da UFMG, Roberto Assis, aposentado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, realizou a saudação a Francisco Penna. Roberto fez um resumo da trajetória de Francisco na vida universitária, lembrando da sua graduação, carreira docente, direção da Unidade e no campo da pesquisa médica. O professor Roberto Assis também lembrou que o seu convívio com Francisco está além dos limites da vida universitária. “Fico pensando com meus botões, o que faz um homem, o que provoca um ser humano, o que leva alguns de nós a assumir desafios, a enfrentar batalhas, a sacrificar fins de semana, a trabalhar de forma entusiástica durante anos por causas que, até certo ponto, duvidamos que sejam nossas. Há homens que são arrastados pela fama, pelo dinheiro, mas há outros que ainda são movidos pelo que se chama “ideais”, para mim, o nosso amigo se coloca aqui”, declarou.

Foto: Foca Lisboa

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Nunes, relembrou o ano de 2001, quando começou a conviver com o professor Francisco no Centro de Pós-Graduação e, posteriormente, em 2006, quando assumiram a direção da unidade. “O que mais me chamou a atenção foi sua capacidade de trabalho, de sempre procurar soluções para os problemas, de sua preocupação com o crescimento de todos”, recordou. “Posso afirmar que a Faculdade de Medicina se sente muito honrada em tê-lo como professor emérito”, finalizou.

O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Jaime Arturo Ramírez, agradeceu as mais de quatro décadas de serviços prestados por Francisco Penna. “A UFMG agradece o legado que nos deixa e tudo que fez por nossa instituição e sabemos que não foi pouco. A instituição se nutre justamente de pessoas como você, que nos honra com sua dedicação e perseverança em prol de um fazer público baseado no bem comum e na coletividade”, declarou.

Durante a sessão solene, também compuseram a mesa de honra a vice-reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; a subchefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Raquel Aparecida Ferreira Fernandes; a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Luciana de Gouvêa Viana; o diretor do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Henrique Oswaldo da Gama Torres; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Fábio Augusto de Castro Guerra; e a representante da Associação Médica de Minas Gerais; Luciana Costa Silva.

Trajetória

Francisco Penna nasceu em Conselheiro Lafaiete. Mudou-se para Belo Horizonte em 1961 para cursar o ensino médio e logo depois ingressou na Faculdade de Ciências Médicas. Destacando-se como um dos melhores alunos, passou a fazer parte do seleto grupo de monitores da instituição e recebeu uma bolsa integral. Após formado, fez residência no Hospital das Clínicas da UFMG, especialização na instituição inglesa Medical Research Center, mestrado na UFRJ e doutorado na Unifesp. Desde 1991, é professor titular da Faculdade de Medicina, ajudando a formar gerações de médicos.

Francisco Penna dedicou 44 anos à Faculdade e atualmente é vice-diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). Segundo o professor, ele teve participação em todas as áreas da Universidade. Dentre elas, direção da Faculdade de Medicina por dois mandatos (2006/2010 e 2010/2014) juntamente com Tarcizo Nunes, à época vice-diretor; coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente; chefia do Serviço de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG; participação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e em outros órgãos colegiados. Foi membro das Câmaras de pesquisa e pós-graduação, publicou nove livros e dezenas de artigos em periódicos e teve participação nas mudanças curriculares do curso de Medicina.

Durante os oito anos, como diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Penna realizou diversas melhorias na infraestrutura da Unidade. Foram 75 obras realizadas no edifício, como a restauração do Salão Nobre e a reforma da fachada do prédio, além da reestruturação de salas de aulas e criação de laboratórios.

Veja mais fotos no site da Medicina.