Grupo do racismo institucional retoma atividades

Reunião realizada no Nupad, dia 14, marcou o retorno das atividades do grupo técnico do racismo institucional, criado pelo Cehmob-MG em maio deste ano. No encontro foram apresentadas as próximas etapas de trabalho e feita uma oficina sobre autodeclaração. “É a primeira atividade educativa e de alinhamento conceitual do grupo”, diz a coordenadora da equipe e enfermeira do Cehmob-MG, Ruth Santos.

Grupo trabalhou o tema ‘autodeclaração’. Foto: Rafaella Arruda.
Grupo trabalhou o tema ‘autodeclaração’. Foto: Rafaella Arruda.

Formado por representantes do Nupad, Cehmob-MG, Fundação Hemominas e Associação das Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do estado de Minas Gerais (Dreminas), entre profissionais e estagiários, o grupo propõe garantir as ações de enfrentamento, sensibilização e combate ao racismo no cotidiano destas instituições. “Com a criação do grupo reconhecemos que, enquanto instituição, podemos reproduzir o racismo de forma velada e precisamos gerar essa discussão. É um trabalho de dentro para fora que pode servir de exemplo para outros”, ressalta Ruth.

Entre as ações planejadas pela equipe para o segundo semestre de 2015 estão reuniões com coordenadores do Nupad e de projetos do Cehmob-MG, para organização da participação destes nas atividades do grupo.

Leia mais no link.

Fonte: Cehmob-MG.