Prorrogadas as inscrições para curso sobre doença falciforme na escola

O projeto “Saber para Cuidar: Doença Falciforme na Escola” recebe inscrições de profissionais e estudantes das áreas da Saúde e Educação para seu  curso de ensino a distância (EaD), até a próxima segunda-feira, 8 de julho. As inscrições podem ser feitas no site do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), clicando aqui.

O objetivo é fortalecer a capacidade técnica e política dos atores envolvidos no Programa Saúde na Escola (PSE), a fim de promover o cuidado e a melhoria na qualidade da atenção integral ao estudante com doença falciforme. Por isso, a proposta é que essa qualificação auxilie os profissionais da educação e da saúde envolvidos no PSE a atuarem dentro da perspectiva da educação inclusiva.

O curso tem 45 horas de aulas, divididas em três módulos, que serão ofertadas de 12 de agosto a 18 de outubro de 2019. O acesso será realizado por meio do Caed UFMG Virtual. Os participantes com aproveitamento mínimo de 60% e apresentação da atividade final recebem certificado, emitido pelo Sistema de Informação e Extensão da UFMG. O documento ficará disponível na Plataforma Arouca em até 45 dias após a conclusão do período do curso.

Período de inscrição: 09/05/2019 a 08/07/2019
Módulos:
Módulo1 – Diversidade: Apresentar os aspectos históricos, étnico-raciais e sociais da doença falciforme, traçando um panorama desde sua chegada ao Brasil até os dias de hoje.
Módulo 2 – Peculiaridades: Apresentar os sinais e sintomas da doença falciforme e suas implicações no contexto escolar.
Módulo 3 – Redes: Apresentar o conceito de rede, a composição da rede de apoio, evidenciar o trabalho intersetorial e o fortalecimento da rede, evidenciando o trabalho realizado no programa de saúde na escola.