Nupad avalia fluxo laboratorial da triagem neonatal na África

O supervisor técnico do Laboratório Neonatal do Nupad (LTN), Leandro Viana Souza, esteve em Benin e Níger, países da região Ocidental da África, para visita técnica. Entre os dias 25 e 30 de outubro, o supervisor monitorou e avaliou a instalação e o fluxo laboratorial da triagem neonatal no Centro de Atenção Médica Integrado de Lactantes e Gestantes com Drepanocitose do Benin (CPMI-NFED), na cidade de Cotonou. Segundo Leandro, duas técnicas de Cotonou já haviam realizado treinamento no Nupad em 2013 e já estavam aplicando o aprendizado nos equipamentos instalados.  “Na avaliação percebi que os equipamentos e o serviço das técnicas estavam de acordo. Elas já estavam aplicando todo o aprendizado que tiveram aqui conosco. Comprovei que estão fazendo conforme manda o procedimento”, explica.

Leandro Viana durante avaliação em Benin. Foto: arquivo pessoal.
Leandro Viana durante avaliação em Benin. Foto: arquivo pessoal.

Em seguida, até o dia 11 de novembro, Leandro esteve em Níger, outro país da África Ocidental, para contribuir com a implantação da triagem neonatal no local. De acordo com o supervisor, Benin é mais desenvolvido e tem um conhecimento melhor da doença. Já no Níger, há apenas um equipamento, com a possibilidade de aquisição de outros, e é um país mais precário. “Lá é basicamente começar do zero. Deixei dois técnicos aptos para realizarem os procedimentos e outras duas pessoas para análises”, conta.

Segundo Leandro, foi importante avaliar o serviço de outro país, ainda mais pela alta incidência da doença falciforme no local. “Pude contribuir um pouco mais em minha estadia. Além da avaliação, também pude auxiliar algumas dúvidas que as técnicas tinham e puderam sanar comigo”, declara. A visita é uma parceria entre países, financiada pelo Ministério da Saúde: Cooperação Brasil-Benin, ofertada pela Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.