Nupad recebe prêmio pelos 25 anos de trabalhos com fenilcetonúria

A homenagem é uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Fenilcetonúricos do Estado de Minas Gerais, a Apafe

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) foi homenageado pelo trabalho de triagem e acompanhamento de pacientes diagnosticados com fenilcetonúria. O prêmio foi entregue na última segunda-feira, 19 de agosto, durante encontro promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Fenilcetonúricos de Minas Gerais, na Faculdade de Medicina da UFMG.

Placa de homenagem aos 25 anos do Nupad. Foto: Marcela Brito.

Familiares, pacientes fenilcetonúricos e profissionais que trabalham no Nupad e no ambulatório do Hospital das Clínicas participaram do evento. O prêmio foi entregue para aos representantes do Nupad, núcleo que há 25 anos atua com a fenilcetonúria, doença genética que afeta um caso para cada 21.000 nascidos vivos, de acordo com o Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG).

A coordenadora acadêmica do Nupad e professora aposentada do Departamento de Pediatria, Ana Lúcia Pimenta Starling, participou da confraternização. Ela conta que o prêmio “é um estímulo e muito gratificante esse tipo de ação espontânea que reconhece nosso trabalho. A gente vê que todo nosso esforço vale a pena”.