Primeira cirurgia é realizada no PAE

logo_pae_imagemdestacadacehmobApós sentir seguidas crises de dor no ombro direito, como reflexo da doença falciforme, o jovem Pedro Henrique, de 14 anos, foi operado no Hospital das Clínicas da UFMG no dia 18 de dezembro. Trata-se da primeira cirurgia realizada por equipe do Projeto Atenção Especializada (PAE), iniciativa do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) voltada às pessoas com doença falciforme.

Pedro Henrique foi uma das primeiras pessoas assistidas pelo PAE. O projeto começou em 2013 com a proposta de acompanhar, em Belo Horizonte, o fluxo de atendimento dos pacientes com doença falciforme nas diferentes especialidades da atenção secundária e, posteriormente, criar protocolos de atendimento a serem utilizados na rede assistencial do município.

Como conta a mãe de Pedro, Patrícia Silva, as dores no ombro eram sentidas há pelo menos quatro anos. “A gente tratava como intercorrência da doença falciforme, como uma crise álgica (de dor)”, explica. Segundo ela, havia muita dificuldade para marcar consultas e descaso por parte de médicos, que desconheciam a doença. “Em 2013, por indicação de médica da Fundação Hemominas, fomos encaminhados para o ortopedista do projeto e as coisas começaram a andar. Tivemos muita ajuda, principalmente para realizar os exames de raio X”, declara.

Patrícia e Pedro no ambulatório Bias Fortes (HC/UFMG), para consulta após a cirurgia. Acervo Cehmob-MG.
Patrícia e Pedro no ambulatório Bias Fortes (HC/UFMG), para consulta após a cirurgia. Acervo Cehmob-MG.

Leia mais no link.

Fonte: Cehmob-MG.