Profissionais de BH são capacitados para o Programa da Toxoplasmose Congênita

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) realiza, no dia 19, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a primeira etapa da capacitação dos profissionais de saúde do município para o Programa de Controle de Toxoplasmose Congênita de Minas Gerais. A capacitação será por webconferência, transmitida em áudio e vídeo da rede virtual interna da PBH para todas as unidades de saúde da cidade e distritos sanitários.

Durante a webconferência, profissionais do Nupad irão apresentar os aspectos históricos e gerais da toxoplasmose congênita, o protocolo proposto pelo Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita para Belo Horizonte, os resultados e fluxos do programa. Haverá também um chat interno para que os participantes possam tirar dúvida.

A expectativa é que com as capacitações (a segunda está prevista para dia 26), a PBH autorize o início das coletas para o controle da toxoplasmose congênita no município. Com a entrada de Belo Horizonte, o Programa atingirá 100% dos municípios habilitados para coleta.

Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita de Minas Gerais

O Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita em Minas Gerais é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e faz parte do Programa Mães de Minas.

Iniciado em fevereiro de 2013, o programa é viabilizado tecnicamente pelo Nupad e garante a todas as gestantes do estado o direito de realizar gratuitamente os testes para o diagnóstico precoce da toxoplasmose, assim como o tratamento dos casos identificados. Ele também identifica as gestantes com risco de adquirir a infecção e difunde na rede assistencial as medidas de prevenção.