O Nupad realiza, entre os dias 5 de agosto e 14 de novembro, o Treinamento Nacional para o Monitoramento e Acompanhamento em Triagem Neonatal. Promovido pelo Ministério da Saúde, com coordenação técnica do Nupad, a atividade é voltada para profissionais de saúde de todos os Estados brasileiros.
Os treinamentos são realizados de segunda a quinta-feira. A cada semana, dois ou três Estados participam das atividades, cada um com dois representantes.

A programação tem como foco demonstrar as práticas de monitoramento e acompanhamento do Programa Estadual de Triagem Neonatal (PTN-MG). Este trabalho é desenvolvido no Nupad pelo Setor de Controle do Tratamento (SCT), Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) e Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG).
No âmbito do PTN-MG, o SCT realiza as ações de busca ativa, monitoramento e acompanhamento dos pacientes junto aos pontos da Rede de Atenção à Saúde do Estado. Já o Ceaps elabora propostas de educação permanente para os profissionais de saúde envolvidos no acompanhamento das crianças do PTN-MG, além de acolher e orientar pacientes e familiares.
Programação
Durante o treinamento, os profissionais acompanham de perto o trabalho do SCT para a busca ativa, conhecida como fase de pré-diagnóstico, e os processos de controle do tratamento para as seis doenças do PTN-MG: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
É também apresentado o protocolo específico para as crianças retidas em maternidade e o controle dos processos gerenciais, com destaque para os relatórios dos municípios baseados em indicadores de desempenho.
Nas ações voltadas diretamente aos pacientes e familiares, o treinamento apresenta o fluxo de acolhimento e práticas educativas realizadas pelo Ceaps e os projetos do Cehmob-MG.
Os profissionais visitam ainda outros serviços da triagem neonatal, como o setor de recebimento de amostras dos recém-nascidos, o laboratório de triagem neonatal e o ambulatório São Vicente, responsável por atender grande parte dos pacientes do PTN-MG.
ES e RJ compartilham experiências
De 14 a 17 de outubro, profissionais de Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ) participaram do treinamento. Para a assistente social da APAE de Vitória – Serviço de Referência da Triagem Neonatal no Estado – Sarah Fardin, conhecer o trabalho do Ceaps serviu de motivação para o trabalho: “Conhecemos a vivência com os pacientes, a parte lúdica. Pretendo realizar atividades educativas de grupo, como ocorre aqui, com mais frequência”.
Para as representantes do Rio, apesar das diferentes realidades dos Estados, a experiência foi muito válida. “O treinamento trouxe práticas que poderemos aproveitar, de acordo com o cenário que temos”, destacou a assistente social do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE) – Serviço de Referência da Triagem Neonatal no Estado – Cristiane Moll.
Segundo Tânia Mouço, supervisora técnica da triagem neonatal no Estado, atividades como essas têm que ser repetidas: “Com esse treinamento, conhecemos a realidade dos Estados e as soluções encontradas por eles. A integração e o comprometimento das equipes do Nupad são perceptíveis”.
O Treinamento Nacional para o Monitoramento e Acompanhamento em Triagem Neonatal faz parte das atividades do Projeto de Apoio Técnico às Ações de Reformulação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).


