“Saber para Cuidar” firma cooperação com Secretaria de Educação de BH

Parceria é voltada para capacitação sobre a doença falciforme.

Secretária de Educação de BH assina termo de adesão ao projeto Saber para Cuidar. Foto: Cláudia do Couto.

Representantes do projeto “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola”, do Cehmob-MG, reuniram-se com membros da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED), no dia 2 de março, para firmar parceria na realização do curso a distância “Ressignificando a doença falciforme: a diversidade no contexto escolar”. O curso, realizado pelo “Saber para Cuidar” e financiado pelo Ministério da Educação (MEC), já capacitou 400 servidores municipais da Educação em 2016, em Minas Gerais e na Bahia, e prepara-se para oferecer mil novas vagas, inclusive em outros estados.

No encontro, a secretária de Educação, Ângela Dalben, assinou o termo de adesão ao projeto. O documento define as funções da equipe do “Saber para Cuidar”, dos gestores da Educação (responsáveis por indicar os cursistas), e dos próprios cursistas na realização do ensino a distância. “Esse termo representa a afirmação de um compromisso, de uma parceria”, diz a coordenadora do “Saber para Cuidar”, Isabel Castro. Segundo Isabel, a SMED se mostrou muito mobilizada em relação ao projeto: “O curso será a porta de entrada para outras ações no município. A pedido da Secretaria, faremos algumas sensibilizações presenciais com diretores de escolas, monitores de Programa Saúde na Escola e gerentes das regionais”.

São 300 vagas oferecidas para os servidores municipais de Educação de Belo Horizonte. As outras 700 serão preenchidas por profissionais de Contagem e Ribeirão das Neves (MG) e de demais municípios da Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco. Os cinco estados apresentaram as maiores incidências para doença falciforme no país.

Leia mais no link.

Fonte: Cehmob-MG.