“Saber para Cuidar” inicia segunda oferta de curso a distância

Começa nesta quarta-feira, 24 de maio, a segunda oferta do curso a distância “Ressignificando a doença falciforme: a diversidade no contexto escolar”, do Cehmob-MG. Iniciativa do projeto “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola”, com financiamento do Ministério da Educação (MEC), o curso é voltado para servidores municipais da Educação de todo o Brasil.

Os 420 alunos inscritos para o curso, provenientes de diferentes estados, serão divididos em 14 turmas. “Aproximadamente metade dos participantes foram indicados por associações de pessoas com doença falciforme, conforme parceria do Saber para Cuidar com a Fenafal (Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes) ”, comenta a coordenadora do projeto, Isabel Castro. Os demais alunos foram indicados por gestores da Educação e também inscritos por demanda espontânea.

A previsão é que as aulas iniciadas nesta quarta-feira sejam concluídas até o dia 31 de julho.

O curso

O curso “Ressignificando a doença falciforme: a diversidade no contexto escolar” é ofertado na plataforma do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed) e aborda temas como a doença falciforme e seus contornos na História e na atualidade, as peculiaridades da doença no contexto escolar e a articulação em redes. As aulas são organizadas em quatro módulos, totalizando 45 horas.

Financiado pelo MEC a partir da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), o curso conta também com o apoio da Fenafal e o Programa Ações Afirmativas da UFMG.

O Cehmob-MG é uma parceria entre o Nupad da Faculdade de Medicina da UFMG e Fundação Hemominas.