Saber para Cuidar lança boletim eletrônico

logo_saber_imagemdestacadacehmobO projeto Saber para Cuidar: doença falciforme na escola, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), lança hoje, 6 de março, a primeira edição do boletim eletrônico: Informativo do Saber. Voltado para os parceiros do projeto, o boletim busca estabelecer uma rede de comunicação e cooperação entre gestores, representantes internacionais e professores, com foco no fortalecimento da capacidade técnica e política dos profissionais de educação em doença falciforme.

“A ideia do boletim surgiu da necessidade de estarmos mais perto de nossos parceiros”, explica a psicóloga e coordenadora do processo de sensibilização do Saber para Cuidar, Cláudia do Couto. “É também uma maneira leve de prestarmos contas de nossas ações, integrarmos e sensibilizarmos os envolvidos no projeto, facilitando o reconhecimento de todos enquanto equipe”, define.

O boletim pretende ainda promover a articulação em redes e incentivar as práticas educativas ao divulgar e reconhecer as atividades realizadas pelos parceiros.

20140228_1

Canal aberto de comunicação

A cada dois meses, além das informações sobre o projeto e divulgação de ações e resultados, o Informativo do Saber irá apresentar um parceiro na seção “A cara do Saber”. “Podem ser do grupo técnico, da saúde, da educação, familiares ou pacientes, seguindo a lógica de que somos todos participantes desta rede de cuidados à pessoa com doença falciforme”, explica Cláudia.

Também de acordo com a psicóloga, todos os envolvidos no projeto serão convidados e incentivados a serem autores dos textos: “Queremos ouvir e dar voz a todos que, de alguma forma, são corresponsáveis por essa iniciativa, por isso o boletim não será instrumento de mão única, mas um canal aberto de comunicação”.

Todas as edições do boletim estarão disponíveis no portal do Cehmob-MG. Acesse aqui a primeira edição.

O projeto

Criado em 2012, o projeto Saber para Cuidar: doença falciforme na escola tem como objetivo fortalecer a capacidade técnica e política dos atores educacionais em doença falciforme e educação inclusiva e melhorar a qualidade da atenção integral às pessoas com a doença.

Por meio de seminários, cursos e oficinas, o projeto busca favorecer e estimular a interação e troca de experiências entre os profissionais da saúde e comunidade educacional, discutir as repercussões no contexto escolar e criar estratégias de intervenção pedagógica para os alunos com a doença falciforme.

O Saber para Cuidar é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG), Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) e Fundação Hemominas.