Secretários de Estado são homenageados pela Faculdade de Medicina

Imagem-246-300x200

*Notícia publicada no site da Faculdade de Medicina da UFMG.

A Faculdade de Medicina da UFMG homenageou nesta quinta-feira, 21 de maio, os ex-alunos Helvécio Miranda Magalhães, secretário de Estado de Planejamento e Gestão, e Fausto Pereira dos Santos, secretário de Estado de Saúde, e a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Alzira de Oliveira Jorge, secretária Adjunta Estadual de Saúde. Os homenageados recentemente passaram a ocupar cargos nas secretarias de Estado do Governo de Minas Gerais.

“É uma satisfação, como ex-aluno da Faculdade, estar de volta à instituição para receber está homenagem”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães, que também relembrou as parcerias firmadas entre a Faculdade e o governo do Estado de Minas Gerais. “Todas as nossas parcerias registraram muito sucesso e por isso o nosso desejo é de aprofundá-las”, destacou.

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes), no 6º andar da Unidade. Além dos homenageados, a mesa diretora foi composta pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Tarcizo Afonso Nunes e o coordenador do Cetes, professor Claudio de Souza.

Os professores Antônio Matta Machado, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Alaneir de Fátima do Santos, sub-coordenadora do Cetes e Humberto José Alves, vice-diretor da Faculdade, foram convidados para discursar sobre a trajetória acadêmica e profissional os homenageados.

Em seu discurso a professora Alzira afirmou estar honrada por receber a homenagem e destacou a importância do relacionamento entre a Faculdade e a Secretária de Estado de Saúde (SES-MG). “Esse trabalho em conjunto é essencial para formar melhor os nossos profissionais e garantir que eles estejam depois no Sistema Único de Saúde (SUS). Se nós temos profissionais mais qualificados e que conhecem melhor o SUS com certeza teremos melhores resultados”, afirmou.

O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos agradeceu a Faculdade de Medicina da UFMG e reforçou que o momento é de fortalecimento para a relação entre as instituições. “Para nós é fundamental e necessário manter uma parceria técnica e científica com a Faculdade. Esse é um momento em que a Faculdade pode contribuir com a SES-MG e nós podemos contribuir com a formação dos alunos. Essa é uma troca muito vantajosa para os dois lados”, concluiu.

Ao final da celebração o diretor Tarcizo Afonso Nunes encerrou o evento agradecendo a presença dos convidados. “Essa homenagem é um reconhecimento e um agradecimento. A Faculdade de Medicina também está honrada com a presença dos três homenageados, que de alguma maneira já passaram por aqui e que hoje são reconhecidos nos seus cargos de atuação junto ao governo”, declarou.

E-book

Após a homenagem foi lançado o livro eletrônico (e-book) “Cuidando do recém-nascido de alto risco”, organizado pela professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Maria do Carmo Barros de Melo, junto com a enfermeira Nara Carvalho da Silva, e a pediatra Thais Costa Nascentes Queiroz. Em uma webconferência, a professora apresentou o e-book, que é fruto do projeto de Telemonitoramento de UTIs Neonatais, parceria entre a Secretaria de Estado