Técnicas de Campo Grande são treinadas para fibrose cística

Técnicas realizam coleta de amostra para teste do suor. Foto: Rafaella Arruda.
Técnicas realizam coleta de amostra para teste do suor. Foto: Rafaella Arruda.

Entre os dias 9 e 11 de junho, as técnicas de laboratório de Campo Grande (MS), Lourdes Sueli Silva e Marcela de Almeida, participam de capacitação para fibrose cística no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad). O treinamento tem como base a realização do teste do suor, método confirmatório da doença.

As profissionais atuam no Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnóstico da Associação de Pais e Amigos de Campo Grande (IPED APAE), instituição credenciada pelo Ministério da Saúde para realização dos exames de triagem neonatal. “Falamos com nosso coordenador do interesse pelo treinamento. Já realizamos os procedimentos no IPED, mas é importante para esclarecermos, tirarmos dúvidas e trocarmos experiência”, conta Marcela.

Durante a capacitação, as técnicas têm a oportunidade de observar e realizar a estimulação e coleta da amostra para o teste do suor, assim como a dosagem de cloreto no suor pelos métodos titulação Schales & Schales, titulação coulométrica e condutividade. As duas etapas ocorrem, respectivamente, no anexo I do Nupad (Edifício Medmax), com orientação da técnica responsável pela coleta do suor, Ângela Santos, e no Laboratório de Triagem Neonatal (LTN) na Faculdade de Medicina da UFMG, com a supervisora técnica Daniela Nolasco.

Técnicas durante treinamento no LTN. Foto: Rafaella Arruda.
Técnicas durante treinamento no LTN. Foto: Rafaella Arruda.