*Notícia publicada no site da Secretaria de Estado de Saúde de MG (SES-MG).
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), realizaram nessa quarta-feira (27/01), no auditório da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, o curso de capacitação e atualização em triagem neonatal e pré-natal.
O objetivo do evento foi capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem referências do Programa de triagem neonatal das microrregiões de saúde de Almenara, Itaobim e Pedra Azul, visando preparar esses profissionais para diagnosticar precocemente diversas doenças congênitas, em geral assintomáticas no período neonatal. Os profissionais receberam orientações sobre o Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) e o Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita em Minas Gerais (PCTC-MG), ambos coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e viabilizados tecnicamente pelo Nupad.
A enfermeira e referência técnica do PTN e PCTC da GRS Pedra Azul, Fernanda Pamponet, disse que a capacitação visa aperfeiçoar os profissionais que atuam nos 25 municípios da região para que possam melhorar o atendimento à população e o tratamento quando necessário.
Ao longo do encontro, foram abordados também os aspectos epidemiológicos da toxoplasmose e da interpretação dos resultados e providências, acesso ao site de monitoramento e resultados e as normas técnicas para coleta, armazenamento e envio de amostras.
A nutricionista da UFMG, Michelle Alves, destacou que “nesse treinamento, o objetivo maior é capacitar o profissional para que possa desenvolver e executar a triagem neonatal e pré-natal evitando erros nas coletas e, consequentemente, atraso no início do tratamento da criança. Além disso, o conhecimento básico das doenças da triagem ajuda o profissional na hora do acolhimento à família no momento do teste, orientando adequadamente”. Michelle explicou, ainda, que há uma alta incidência de toxoplasmose congênita e doença falciforme na Regional de Pedra Azul e que a capacitação visa preparar os profissionais de saúde para superar essa adversidade, buscando um olhar diferenciado para o atendimento e seguimento dos fluxos necessários ao tratamento e acompanhamento.