Acadêmica do Projeto Aninha é fotografada para o Nupad

taise
Foto: Denise Reis.

Desde o dia 10 de outubro, os computadores do Nupad têm como novo fundo de tela a imagem da jovem Taise Ramos. A estudante de 24 anos, natural de Cabo Verde, na África, está no Brasil desde 2008, quando começou a cursar Medicina na UFMG. Hoje, no 11º período, Taise conclui a participação de um ano no Projeto Aninha, iniciativa do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) voltado à atenção para gestantes com doença falciforme.

Taise começou a atuar no Aninha a partir de agosto de 2012, com a função principal de realizar, como os demais acadêmicos, uma busca ativa junto às gestantes: “Servimos de elo entre elas e o projeto, e esse contato próximo é o que mais importa ao acadêmico, pois acompanhamos de perto a condição clínica da paciente e pesquisamos o que desconhecemos. Além disso, oferecemos suporte emocional, o que proporciona também o nosso crescimento como pessoa”.

Para a estudante, o que mais marcou o período em que esteve no projeto foi acompanhar a perda de um bebê. “Uma das gestantes que acompanhei teve uma gravidez muito complicada, com intercorrências graves”, conta Taise. “Ela lutou muito para ter seu filho e eu me envolvi bastante no caso. Com a interrupção da gestação, sofri muito ao perceber que as coisas nem sempre acontecem como queremos. Mas foi um grande aprendizado”, garante a jovem.

Fotos

O convite para ser fotografada para o Nupad partiu da supervisora técnica do Cehmob-MG e coordenadora do Projeto Aninha, Milza Januário: “Pensei que seria interessante fotografar e ter na tela do Nupad pessoas da nossa equipe, não modelos profissionais, como costuma ser feito”. Dada a atenção do projeto às gestantes com doença falciforme, que são, em sua maioria, da raça negra, o perfil da estudante se mostrou bastante adequado. “A Taise está há um ano conosco e tem o rosto bastante expressivo. Valorizando uma acadêmica como ela, valorizamos o projeto como um todo”, destaca.

Apesar de certa timidez, a estudante aprovou a experiência: “Tive oportunidade de fazer fotos profissionais com todo o equipamento adequado e uma excelente fotógrafa (Denise Reis, do Nupad) e até consegui ficar à vontade. Confesso que me senti uma verdadeira modelo e gostei muito do resultado!”.

Outros projetos

Taise se despede agora do Projeto Aninha para realizar um internato rural durante três meses. A matéria curricular, obrigatória a todos os alunos de Medicina da UFMG, consiste em prestar assistência na atenção básica a populações de outras cidades mineiras.

Na bagagem, a estudante garante levar um importante aprendizado: “Como futura médica, aprendi com o projeto que devo sempre tentar cuidar da pessoa como um todo e em todos os aspectos, não considerando apenas a doença, como é praticado com frequência por alguns profissionais”.