Equipes de Saúde de Minas Gerais são capacitadas para triagem neonatal*

*atualizada às 11h50 de 3 de agosto de 2018

O Setor de Monitoramento do Cuidado e Treinamentos do Nupad (SMCT) capacitou, em junho e julho, mais de 500 profissionais de saúde de Minas Gerais, das Superintendências Regionais de Pouso Alegre, Uberlândia e Ituiutaba, Juiz de Fora, Divinópolis e do município de Lagoa Santa.

De acordo com Michelle Rosa Andrade Alves, nutricionista do Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps), a capacitação tem o objetivo de melhorar os indicadores do programa de Triagem Neonatal, e tem foco nos procedimentos de coleta, envio, armazenamento, conservação e fluxo das amostras do teste do pezinho.

Replicação
Michelle conta que as capacitações são demandadas pelas superintendências e municípios, e o SMCT também oferece os cursos quando contatado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o que tem aumentado a demanda pelas capacitações. “Buscamos fazer essa capacitações com representatividade de dois a três profissionais de cada município integrante para replicação do conteúdo e, consequentemente, aumento de profissionais capacitados na realização da coleta e envio das amostras do teste de triagem”, afirma.

Após as capacitações, o Nupad envia os dados dos indicadores do Programa para cada município, referentes aos seis meses anteriores ao dia do treinamento. “Assim podem verificar, futuramente, se o treinamento foi eficaz, comparando com os dados que eles solicitarão em três ou seis meses como quiserem”, explica Michelle.