Especialidades na doença falciforme são tema de workshop

Médicos e estudantes discutem o atendimento especializado na doença falciforme. (Crédito: Bruna Carvalho)

A cardiologia, oftalmologia e saúde da mulher na doença falciforme foram temas do II Workshop do Projeto Atenção Especializada (PAE), iniciativa do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG). Realizado em Belo Horizonte, nos dias 1º e 2 de abril, o evento teve palestras, debates e discussão de casos clínicos. Semelhante à primeira edição do evento que, em 2013, discutiu a neurologia, nefrologia e pneumologia, o II Workshop teve como proposta compartilhar conhecimento específico na doença falciforme entre hematologistas da Fundação Hemominas, especialistas e estudantes de Medicina do projeto.

“É fácil falar em assistência integral ao paciente com doença falciforme, mas muito difícil praticar, pois é uma doença sistêmica que precisa de atendimento em todos os níveis”, afirmou, na abertura do evento, o diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) e coordenador técnico do Cehmob-MG, José Nelio Januario.

Além de profissionais de diferentes regiões do Estado e do país, esteve presente no evento o médico francês Jean Antoine, que abordou os cuidados com a gestante na doença falciforme. Outra convidada especial foi a coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério da Saúde, Joice Aragão. O II Workshop do PAE é uma iniciativa do Cehmob-MG, parceria entre o Nupad e Fundação Hemominas.

Confira aqui a cobertura das apresentações sobre as especialidades.

Mesa discute a cardiologia na doença falciforme.
Daniel Victor em palestra sobre a oftalmologia na doença falciforme.
A médica Regina Aguiar fala sobre a saúde da mulher.
A cardiologista pediátrica do Acre, Melissa Ribera, e o hematologista pediátrico e coordenador acadêmico do Nupad, Marcos Borato, assistem às palestras.

Todas as apresentações realizadas durante o evento estão disponíveis no Acervo Cehmob-MG.