Estudo relaciona hipoxemia em pacientes com doença falciforme

Um grupo de 71 crianças e adolescentes de Belo Horizonte com a forma grave da doença falciforme participou de uma avaliação da função respiratória nasal e pulmonar para estudo da hematologista Ana Karine Vieira, da Fundação Hemominas.

Os resultados mostraram saturação de oxigênio abaixo do normal (hipoxemia) em 52,9% e dessaturação em 42,95% das crianças e adolescentes avaliadas. A pesquisadora afirma que esses dados são preocupantes e diferentes dos divulgados na literatura internacional. “A hipoxemia no estado basal na doença falciforme vem ganhando importância nos últimos anos, sendo identificada como fator de risco para o acidente vascular cerebral e associada à hipertensão pulmonar”, explica.

A hematologista Ana Karine avaliou a função respiratória na doença falciforme.
A hematologista Ana Karine avaliou a função respiratória na doença falciforme.

Os dados foram apresentados em sua dissertação de mestrado, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação de Saúde da Criança e Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Ana Karine também é tutora do projeto “Doença Falciforme: linha de cuidados na atenção primária à saúde”, do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG).

Leia mais no link.

Fonte: Faculdade de Medicina da UFMG.