Governador Valadares e Bom Despacho recebem capacitação regional

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de Governador Valadares e Bom Despacho, responsáveis pelas ações de triagem neonatal e pré-natal para toxoplasmose, foram capacitados por equipe do Nupad no mês de março. O convite para o treinamento, feito, respectivamente, pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Governador Valadares e a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Despacho, teve como objetivo atualizar o conhecimento e aprimorar a capacidade técnica dos profissionais de saúde para ações como coleta e envio de amostras e monitoramento dos resultados a partir das triagens.

Descentralização em Governador Valadares

A capacitação em Governador Valadares, realizada no dia 21 de março no Polo da Universidade Aberta do Brasil, reuniu 70 enfermeiros do município, além de outros três de São Geraldo do Baixio. O enfermeiro e assessor técnico do Departamento de Atenção à Saúde de Governador Valadares, Farley Félix, explica que o treinamento foi solicitado devido às mudanças ocorridas no município para a triagem pré-natal e neonatal: “Quando implantamos a triagem pré-natal da toxoplasmose, as equipes da Atenção Básica não eram capacitadas para esse fim. E o teste do pezinho, até então centralizado no Centro Viva Vida, precisa agora ser descentralizado para as unidades de saúde”.

O enfermeiro do Nupad, Bernardo Romanelli, capacita equipe em Governador Valadares. Acervo Nupad.
O enfermeiro do Nupad, Bernardo Romanelli, capacita equipe em Governador Valadares. Acervo Nupad.

Todas as unidades de saúde do município foram representadas no treinamento, somando 58 equipes de Saúde da Família (ESF) e dez Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). “Capacitando os profissionais conseguimos ofertar uma assistência mais qualificada aos nossos usuários. Sendo assim, teremos mais êxito nas atividades desenvolvidas”, destaca Farley.

Para a nutricionista do Nupad, Michelle Alves, uma das responsáveis pelo treinamento, a descentralização poderá melhorar a abrangência da triagem e a distância para os usuários, fortalecendo o vínculo destes com as unidades básicas de saúde (UBS). “Além disso, melhora o fluxo dos pedidos de novas amostras, pois a UBS está mais próxima da família”, acrescenta.

Ainda no primeiro semestre, a equipe do Nupad irá retornar à cidade para capacitar também os técnicos de enfermagem.

Capacitar para multiplicar – Bom Despacho

Em Bom Despacho, município da GRS Divinópolis, a capacitação aconteceu na Câmara Municipal, no dia 24 de março, e reuniu 40 profissionais, entre enfermeiros e técnicos. “Tivemos representantes de todas as 15 equipes de Atenção Básica do município e também alguns profissionais do município vizinho de Luz”, conta a coordenadora da Atenção Básica de Bom Despacho, Lílian Arruda. O convite para o treinamento surgiu após duas profissionais do município participarem da capacitação em Belo Horizonte: “Elas gostaram muito e perceberam a necessidade de repassar para o restante da equipe, então solicitamos o treinamento”.

Para Lílian, as aulas conseguiram sensibilizar os profissionais: “Foi possível tirar dúvidas sobre como resolver as dificuldades que enfrentamos. Depois, pretendemos realizar nova capacitação para tratar de outros assuntos, como a coleta nas maternidades”.

Equipe capacitada em Bom Despacho. Acervo Nupad.
Equipe capacitada em Bom Despacho. Acervo Nupad.