O Nupad recebeu, de 27 a 31 de agosto, a equipe do Programa de Triagem Neonatal do Amazonas, que conheceu e acompanhou ações do programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), referência para o Ministério da Saúde na implantação da Política de Triagem Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro compartilhou as experiências exitosas do PTN-MG com o objetivo de serem implementadas, futuramente, no Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Policlínica Codajás, em Manaus.
Os profissionais visitaram os ambulatórios e acompanharam a realização das consultas de fibrose cística, hipotireoidismo congênito, hiperplasia da suprarrenal, deficiência de biotinidase e fenilcetonúria. Acompanharam também o fluxo das amostras em papel-filtro, desde o seu recebimento e cadastramento no sistema até a sua análise e liberação de resultados no Laboratório de Triagem Neonatal.
Além disso, passaram pelo Setor de Informática para melhor entendimento do sistema informatizado para triagem neonatal (Sisneo) e pelo Setor de Monitoramento do Cuidado e Treinamentos (SMCT), para entenderem como PTN-MG realiza a busca ativa e acompanhamento das crianças com a triagem positiva.
De acordo com Michelle Rosa Andrade Alves, nutricionista do Nupad, a visita foi indicada pelo Ministério da Saúde por entenderem que o Núcleo é referência em triagem neonatal para o Brasil.
Leia mais em http://ht.ly/o6lt30m19X8 .