Nupad implanta novo software

O SISNEO é o novo sistema de informação do Nupad. Em vigor desde 25 de março, o software é destinado às ações de triagem neonatal, incluindo o fluxo laboratorial e de controle do tratamento.

Com plataformas modernas de desenvolvimento, que representam um avanço em relação ao sistema antigo, ele é um produto do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde e foi elaborado durante dois anos em parceria com o Nupad.

Como explica o coordenador do Setor de Informática do Núcleo, Jeferson Gonçalves, o SISNEO foi concebido do “zero”, o que permitiu aos desenvolvedores passarem por muitas limitações impostas pela plataforma antiga. “Ele é totalmente parametrizado, pode se comunicar com a maioria dos equipamentos laboratoriais utilizados atualmente e foi projetado para ter um índice mínimo de manutenção”, observa.

Outro aspecto, segundo o coordenador, é que o novo sistema será fornecido pelo Ministério da Saúde a todos os Estados que tiverem interesse: “Para isso, durante o processo de desenvolvimento, várias regiões foram visitadas a fim de se elaborar um produto que pudesse atender a todos, sem a necessidade de muitos ajustes”. O SISNEO enviará dados para um módulo central do DATASUS, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, vai permitir um monitoramento completo do PNTN.

Minas Gerais é o segundo Estado a receber o software, já implantado em Pernambuco no final de 2013. Outro módulo para as ações de triagem pré-natal está sendo desenvolvido à parte, especialmente para o Nupad.