Nupad recebe primeira amostra do Programa de Toxoplasmose

O Laboratório de Triagem do Nupad recebeu, na sexta-feira, a primeira amostra de sangue para análise do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita, da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), que pretende reduzir os casos da doença e o prejuízo que ela acarreta à saúde da criança. De alta prevalência na população brasileira, a toxoplasmose congênita pode provocar graves sequelas visuais e neurológicas.

A origem da amostra recebida é de Espinosa, município localizado no norte de Minas Gerais. Após o cadastramento das informações da gestante no banco de dados do Nupad, a equipe do Laboratório de Triagem avalia a qualidade da amostra do sangue da gestante em papel-filtro e, se não houver problemas, essa amostra é analisada e processada, em processo semelhante ao já realizado na triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho.  “Esse processo dura em torno de dois dias, quando o Nupad disponibiliza o resultado online para a Unidade Básica de Saúde de origem da amostra”, explica Roberto Puglia, coordenador do Laboratório.

O diretor geral do Nupad, José Nélio Januário, explica que, em caso de detecção de casos de risco e positivos durante o período pré-natal, as gestantes identificadas serão alvo de tratamento e medidas educativas e orientações com a supervisão da SES-MG.