Pesquisador francês visita Nupad

Patrick Ducoroy visita LTN (centro). Foto: Rafaella Arruda.
Patrick Ducoroy visita LTN (centro). Foto: Rafaella Arruda.

O Nupad recebeu, no dia 15, a visita do pesquisador francês Patrick Ducoroy. Bioquímico do Hospital Universitário de Dijon, Ducoroy atua na área de inovação clínica em biotecnologia. A convite do Nupad, o profissional, que está de passagem pelo Brasil para participar de evento em São Paulo, pode apresentar o trabalho realizado na França e conhecer as ações do Núcleo na triagem neonatal, com destaque nos aspectos laboratoriais.

Em reunião inicial com o coordenador do Laboratório de Triagem Neonatal do Nupad (LTN), Roberto Ladeira, a supervisora técnica do LTN, Daniela Nolasco, e a coordenadora do Setor de Tradução e Relações Internacionais do Nupad (Setri), Kelen Lima, Ducoroy apresentou o projeto que vem desenvolvendo com sua equipe sobre novas tecnologias no diagnóstico das hemoglobinopatias. Segundo o pesquisador, trata-se de uma metodologia baseada nos aparelhos de espectrometria de massa que inclui também um software para análise das amostras, com capacidade de processamento de 2 mil testes por dia. “A intenção é implantar a metodologia para toda a população francesa”, declarou.

O pesquisador visitou todos os segmentos do LTN, responsável pelos procedimentos laboratoriais para a triagem das seis doenças contempladas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), e foi informado dos principais dados do Programa. “Atualmente, são mais de 4,3 milhões de crianças triadas pelo PTN-MG para doença falciforme em todo o estado, sendo que cerca de 3 mil estão em acompanhamento ambulatorial para a doença”, destacou o coordenador Roberto Ladeira.

Técnica apresenta procedimento para análise de amostras. Foto: Rafaella Arruda.
Técnica apresenta procedimento para análise de amostras. Foto: Rafaella Arruda.

Ações sociais e monitoramento

Coordenadores do Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) e do Setor de Monitoramento do Cuidado (SMC) também se reuniram com o pesquisador para apresentar as ações desenvolvidas pelo Nupad nas áreas de educação e seguimento do cuidado de pacientes e famílias acompanhadas pelo PTN-MG. A coordenadora do Ceaps, Isabel Castro, citou ainda os projetos especiais realizados pelo Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) para públicos específicos, como gestantes, profissionais da educação e da atenção primária à saúde, todos com foco na atenção à pessoa com doença falciforme.

“É uma abordagem muito interessante e diferente realizada aqui entre as equipes e serviços do laboratório e demais setores”, ressaltou Ducoroy. “Vocês têm um programa muito bom, sensível à população”, concluiu o profissional.

No final do dia, Ducoroy participou ainda de reunião com representantes da diretoria e do LTN. O pesquisador apresentou detalhes do projeto para as hemoglobinopatias e possibilidades de implantação da técnica no Brasil. O grupo discutiu também oportunidades de intercâmbio entre Nupad e França para cooperação técnica.