Profissionais de saúde são capacitados para triagem neonatal e pré-natal

Warning: Attempt to read property "post_type" on null in D:\Sites\PortalNupad\wp-includes\post.php on line 6259
Profissionais de saúde assistem às apresentações. Foto: Bruna Carvalho.

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, aproximadamente setenta profissionais de saúde do estado participaram do curso de capacitação e atualização em triagem neonatal e pré-natal, realizado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad). O curso ocorreu na Escola de Enfermagem da UFMG, em Belo Horizonte, e reuniu médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de 34 municípios de Minas Gerais.

Realizado mensalmente pelo Nupad desde 1996, o treinamento busca desenvolver e aprimorar as ações do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) na atenção primária. Para isso, profissionais do Núcleo apresentam os procedimentos de coleta, conservação e envio de amostras da triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho. Também, abordam noções e formas de acompanhamento para as seis doenças triadas: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

O enfermeiro Bernardo Romanelli apresenta o PTN-MG. Foto: Bruna Carvalho.

Sobre a triagem pré-natal, são discutidos aspectos relevantes do Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita em Minas Gerais, iniciativa que garante a todas as gestantes do estado os exames para o diagnóstico precoce da toxoplasmose.

Experiências

“Queria fazer esse curso há muito tempo”, declarou a técnica de enfermagem de Contagem, Vanessa Iglesias. “É muito bom aprender sobre a toxoplasmose, porque recebemos muitas gestantes para realizar o teste”, pontuou. Para a colega de trabalho, Janilda Souza, saber sobre as doenças favorece o trabalho realizado junto às famílias: “Com o conhecimento, poderemos orientar melhor as mães”.

A médica Lívia Uliana fala sobre a deficiência de biotinidase. Foto: Bruna Carvalho.

Na opinião da técnica de enfermagem Laine Costa, de Santo Antônio do Retiro, a capacitação estimula o profissional na tomada de atitude: “Saberemos como tomar iniciativa, caso apareça algum dos casos citados aqui”.

Já o enfermeiro e coordenador da atenção primária em Rio Novo, Luís Eduardo Corrêa, destaca a possibilidade de replicação do conhecimento. “Vou levar o material do treinamento para enfermeiros e técnicos da minha unidade, passar o que foi aprendido”, afirma.

Até o ano de 2014, o curso de capacitação e atualização em triagem neonatal e pré-natal soma mais de 10 mil profissionais capacitados, provenientes de 822 municípios de MG.