PTN-MG é apresentado a alunos de Enfermagem

A psicóloga do Nupad, Cláudia do Couto, apresenta as ações do Ceaps. Foto: Rafaella Arruda.

Alunos de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas, do sétimo, nono e décimo períodos da graduação, estiveram no Nupad, na manhã do dia 3 de setembro, para assistirem à apresentação sobre o Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG). Eles foram acompanhados por professoras das disciplinas de Assistência de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente e Assistência de Enfermagem à Saúde do Recém-Nascido.

Profissionais do Nupad apresentaram aos estudantes as normas técnicas para coleta, armazenamento e envio de amostras da triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, e noções básicas de cada uma das seis doenças atualmente diagnosticadas pelo PTN-MG. Também, os acadêmicos conheceram o trabalho realizado pelo Centro de Educação e Apoio Social do Nupad (Ceaps), responsável por orientar e acolher os pacientes e familiares acompanhados pelo Programa e desenvolver ações de capacitação e projetos educacionais voltados para profissionais e a comunidade.

A professora de Assistência de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente, Luciana de Moura, responsável por solicitar a visita ao Nupad, destacou a importância de se conhecer as ações do PTN-MG. “Nossa disciplina objetiva, entre outras questões, instrumentalizar o aluno para a assistência de enfermagem à criança e ao adolescente por meio da compreensão das principais ações na Atenção Primária à Saúde voltadas à promoção, prevenção e recuperação de agravos. Assim, essa experiência é extremamente rica para a atuação deles na UBS (Unidade Básica de Saúde) e também como multiplicadores”, declarou.

“A visita é muito válida. Principalmente para conhecer a parte técnica do Programa”, disse a estudante do nono período, Simone Andrade. A intenção, segundo a professora Luciana, é que novas visitas ao Núcleo possam ser realizadas nos próximos semestres.

Agendamento de visitas

Alunos da UFMG e de outras instituições de ensino que tenham interesse em visitar o Nupad para conhecer o PTN-MG ou outros aspectos mais gerais devem entrar em contato com o Serviço de Apoio a Treinamentos e Eventos (SATE) do Núcleo, telefone (31) 3244-6444.