Técnicas do Lacen recebem treinamento para triagem neonatal

Profissionais durante treinamento no LTN. Foto: Rafaella Arruda.
Profissionais durante treinamento no LTN. Foto: Rafaella Arruda.

As farmacêuticas bioquímicas do Laboratório Central de Natal (RN) – Lacen – Maria da Conceição Oliveira e Zama Messala, estiveram no Nupad, entre os dias 8 e 10 de novembro, para participar de capacitação para a triagem neonatal. O treinamento teve como foco a fase IV do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que contempla a deficiência de biotinidase e a hiperplasia adrenal congênita.

Durante a capacitação, realizada no Laboratório de Triagem Neonatal (LTN) e no Setor de Monitoramento do Cuidado (SMC), as profissionais conheceram os procedimentos do Nupad para liberação e interpretação dos resultados laboratoriais e também para controle e monitoramento dos processos de busca ativa.

O Lacen iniciou a fase IV da triagem neonatal em junho deste ano. Segundo Maria da Conceição, o laboratório recebe, em média, exames de 3,5 mil recém-nascidos por mês e é responsável tanto pela análise técnica das amostras quanto pelas ações de busca ativa: “Queremos ver direito como funciona aqui para levarmos para equipe”.

Na oportunidade, as farmacêuticas visitaram também os laboratórios de Triagem Pré-Natal e de Genética e Biologia Molecular, o Setor de Apoio Administrativo Logístico e o Centro de Educação e Apoio Social do Nupad.