Toxoplasmose Congênita rumo aos 100%

Já são 3876 unidades básicas de saúde cadastradas no Programa, que fornece o teste capaz de diagnosticar a doença ainda no período gestacional. Desde a primeira amostra recebida , em fevereiro, já foram testadas aproximadamente 5 mil amostras. O Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita, parceria entre o Nupad e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está no mês de abril com quase 100% dos municípios mineiros cadastrados: apenas dois do total de 853 municípios ainda não aderiram ao Programa. Este número representa 99,76% da cobertura do Estado.

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG é o responsável por fornecer os insumos às unidades básicas de saúde dos municípios, receber e analisar as amostras de sangue, além de colaborar com os gestores no encaminhamento dos casos positivos para a rede do Sistema único de Saúde (SUS). A detecção precoce da doença visa evitar que a criança desenvolva sequelas neurológicas e visuais.

Cadastro de municípios

Os municípios que ainda não se cadastraram podem fazê-lo na página eletrônica do Nupad, quando passarão a integrar o Programa de Controle da Toxoplasmose Congênita e receberão o material necessário para a coleta do sangue da mulher grávida.