UBS podem cadastrar amostras de papel filtro no site

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado podem cadastrar a amostra de papel filtro para triagem neonatal e pré-natal enviada ao Nupad no próprio site do Núcleo. O recurso, disponível desde o início do ano, é uma alternativa ao registro manual da amostra feito a partir do envelope encaminhado aos Correios.

Para fazer o cadastro eletrônico, os profissionais de saúde devem realizar as seguintes etapas:

• Acessar o portal do Nupad, no endereço https://www.nupad.medicina.ufmg.br/
  • No acesso restrito aos municípios/UBS, escolher triagem neonatal ou triagem pré-natal e fazer login com usuário e senha
  • No menu superior, escolher a opção “Amostra”
  • Acessar “Nova Amostra” e preencher os dados solicitados
 Profissional de saúde preenche envelope com amostra para teste do pezinho. Arquivo Nupad.
Profissional de saúde preenche envelope para triagem neonatal. Arquivo Nupad.

As informações solicitadas para o cadastro são as mesmas existentes no envelope para envio da amostra. “Com o cadastro eletrônico, basta à unidade colar a etiqueta com o código de barras no papel filtro e no envelope. Os demais dados serão registrados no sistema”, informa o coordenador do Setor de Monitoramento do Cuidado do Nupad (SMC), Marcos Lopes. Há ainda a possibilidade de atualizar ou excluir os dados logo após a confirmação no sistema, o que pode reduzir os erros de cadastro. “Mas, depois que a amostra chegar ao Núcleo para ser analisada, não é possível alterar mais, apenas se a unidade solicitar ao SMC”, explica.

Até o momento, cerca de 60 UBS já fizeram o registro das amostras pelo portal do Nupad, em substituição às anotações no envelope. De acordo com Marcos, a ferramenta eletrônica pode agilizar o processo da triagem neonatal e pré-natal: “A amostra será enviada para análise assim que o cadastro no site for confirmado pelo Nupad, sem ser necessária a digitação dos dados do envelope, o que pode acelerar a análise e liberação dos resultados para as unidades de saúde”.

Solicitações UBS

Além do cadastro eletrônico das amostras, o portal do Nupad também possibilita aos profissionais das UBS outros serviços, entre eles: verificar pendências, como comunicação de amostras inadequadas, alteradas e de encaminhamento para teste do suor (exame confirmatório da fibrose cística); acessar os dados de tratamento para pesquisa dos agendamentos disponíveis; acessar o resultado dos exames em soro e papel filtro; solicitar materiais; atualizar dados cadastrais das UBS e monitorar indicadores de desempenho.

Os manuais sobre a utilização do site e solicitação de serviços podem ser visualizados também no acesso restrito aos municípios/UBS.

Mais informações:

Setor de Monitoramento do Cuidado do Nupad (SMC) – (31) 3409-8900.