Centro de Educação encerra ano com frutos e histórias

Raíssa e a estagiária de Pedagogia, Elisabelle Neves, mostram o que foi produzido em 2015. Foto: Rafaella Arruda.

Foram diversas atividades desenvolvidas em 2015 para crianças, jovens e adultos. Entre brincadeiras, dinâmicas e rodas de conversas, o Centro de Educação e Apoio Social do Nupad (Ceaps) realizou, diariamente, ações voltadas aos responsáveis e usuários do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), com foco em Educação e Saúde.

Ao longo do ano a equipe multiprofissional do Centro trabalhou vários temas, como conta a pedagoga do Ceaps responsável pela gestão das atividades educativas, Raíssa Azevedo. “Abordamos muito a valorização cultural, a história de vida de cada um, criança e adulto, e também assuntos relacionados ao diagnóstico e autocuidado”, relembra.

Crianças participam do Africamamos, em julho de 2015. Foto: Rafaella Arruda.

A pedagoga destaca algumas das atividades coordenadas pela Pedagogia, como a Colcha de Retalhos e o Livro dos Sonhos: “Na primeira, os pais e responsáveis representaram, em desenho e poesia, os medos e melhores momentos de suas vidas. Para além de doença, falaram de sua história, de onde vêm… Foi um dos grupos que mais me emocionou e pretendemos continuar com ele em 2016”. Já “O Livro dos Sonhos” foi o resultado do que as crianças revelaram querer ser quando adultos: professor, médico, arquiteto, veterinário, jogador de futebol, cantor, padre. “Foi uma variedade que nem imaginávamos. E saber o que eles querem ser é muito bom para trabalharmos a importância de seguir a escola, o tratamento”, destaca Raíssa.

Outro tema recorrente em 2015 foi o combate ao racismo. Por meio de autorretratos e imagens de pessoas conhecidas, as crianças criaram bonequinhos diferenciados pela cor de pele, roupas e cabelo. Na atividade do Africamamos, pais e filhos fizeram arte sobre a África com biscuit, modelagem, desenho e pintura. Ainda, ouviram histórias sobre o continente e contos folclóricos.

Equipe multidisciplinar

O Ceaps contou também, em 2015, com a participação de estagiários que desenvolveram com pais e usuários da triagem neonatal atividades ligadas aos cuidados com a saúde. “Tivemos acadêmicos de Fisioterapia, do UNI-BH, que trabalharam com as crianças a importância dos cinco sentidos a partir do brincar”, conta Raíssa. Também, estudantes de Nutrição da PUC Minas e estagiários do Ceaps trouxeram para os adultos a temática da água e destacaram a importância do uso consciente do recurso.

Outros grupos foram coordenados por profissionais de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Análise de Projetos do Ceaps. “Houve uma grande parceria com eles. Fizemos o Boletim da Saúde, falamos da valorização da mulher, legislações ligadas à saúde e alimentação adequada, entre outros”, aponta a pedagoga.

Autocuidado

Para 2016, segundo Raíssa, a intenção é trabalhar principalmente o autocuidado: “Isso porque, com as atividades realizadas este ano, já conhecemos melhor o nosso público, um pouco da história de vida e dificuldades que enfrentam”. Às terças-feiras, por exemplo, dia em que o Ceaps recebe um maior número de crianças, a ideia é desenvolver grupos para primeira infância e desenvolvimento infantil.

O planejamento conta também com a mesma estrutura das atividades e ação dos grupos multidisciplinares. “Os que vêm aqui e participam querem realmente produzir, refletir. Deu certo em 2015, então queremos continuar, sempre abertos a sugestões e mudanças”, completa a profissional.