Convidados internacionais visitam Nupad

Especialistas internacionais durante visita técnica. Foto: Bruna Carvalho.
Especialistas internacionais durante visita técnica. Foto: Bruna Carvalho.

Os quatro convidados internacionais que irão participar do Workshop – Triagem Neonatal em Minas Gerais: novas perspectivas para doenças metabólicas hereditárias e imunodeficiências primárias, nos dias 14 e 15 de agosto, em Belo Horizonte, realizaram hoje, dia 13, visita técnica às dependências do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), responsável pelo evento.

Durante a visita, o microbiologista Francis Lee e o químico Victor Raul, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a geneticista da Universidade de Wisconsin (EUA), Mei Wang, e o biólogo Hugo Rocha, do Departamento de Genética do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, de Portugal, foram acompanhados pelo diretor do Nupad, José Nelio Januario e demais profissionais do Núcleo. “Eles não estão aqui apenas para palestrar, mas para discutir importantes questões. Quanto mais eles puderem conhecer nosso trabalho, mais podem contribuir conosco”, afirmou José Nelio.

Na parte da manhã, os convidados assistiram à apresentação do Sistema de Informação do Nupad, com foco no fluxo de trabalho e controle de informações referente à triagem neonatal. “Estou impressionada, é mais avançado do que o que nós temos”, citou Mei Baker. Segundo a geneticista, a integração das informações é ponto essencial e, de fato, a triagem neonatal deve ser pensada enquanto um sistema. “Temos pensamentos semelhantes”, observou.

Convidados visitam Ceaps. Foto: Bruna Carvalho.
Convidados visitam Ceaps. Foto: Bruna Carvalho.

Os especialistas conheceram o Centro de Educação e Apoio Social do Nupad (Ceaps) e visitaram as dependências destinadas às práticas educativas e acolhimento de pacientes e familiares da triagem neonatal. Na oportunidade, acompanharam parte de uma oficina de pintura que trabalhava o tema da identificação. “Baseamos nosso trabalho na Política Nacional de Humanização”, destacou a coordenadora do Ceaps, Isabel Castro.

Ainda, no Setor de Controle do Tratamento (SCT), os visitantes receberam informações sobre as ações de busca ativa, monitoramento e acompanhamento dos pacientes, junto aos pontos da Rede de Atenção à Saúde do estado, realizados no âmbito da triagem neonatal.

Discussão técnica

Durante a tarde, os convidados estiveram nos laboratórios de triagem neonatal (LTN) e de genética e biologia molecular (LGBM) do Nupad, localizados na Faculdade de Medicina da UFMG. Após visita às principais seções e apresentação dos procedimentos de trabalho, a equipe técnica dos laboratórios e os especialistas internacionais se reuniram para dar início às discussões técnicas propostas para o workshop.

O Workshop – Triagem Neonatal em Minas Gerais: novas perspectivas para doenças metabólicas hereditárias e imunodeficiências primárias tem como principal objetivo discutir as possibilidades de ampliação do número de doenças triadas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), em particular as doenças metabólicas hereditárias e as imunodeficiências primárias. Ainda, serão pauta do evento as estratégias de implantação do uso da espectrometria de massas na triagem neonatal.