Desde setembro, o Nupad conta com um sistema informatizado próprio de gestão da qualidade, o Qualipad, trazendo mais autonomia e inovação ao Núcleo. E, no último mês, foram finalizadas a implantação de dois módulos: “Mapa de Processos” e “Partes Interessadas”, sendo este segundo para inclusão dos acordos internos cliente-fornecedor.
“Ate o momento, implantamos dois módulos e, pelo fato de ser um sistema próprio, podemos perceber a autonomia que temos para poder controlar os processos e, quando necessário, propor formas que melhor gerencie o sistema de gestão da qualidade”, comenta Letícia de Sales Silva, assistente de controle e gestão do Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ). “Com certeza, essa melhoria será mais perceptível após a conclusão da implantação de todos os módulos, principalmente com o módulo que está atualmente sendo implantado – Monitoramento e Análise – e os demais faltantes, de Gestão de Riscos e de Controle da Documentação do Sistema”, completa.
Segundo ela, ainda em novembro, no dia 30, iniciou-se a implantação do módulo de “Monitoramento e Análise”, método de controle dos processos por meio de indicadores, com conclusão prevista para janeiro de 2021.
Entenda cada módulo:
Mapa de processos
O mapeamento de processos de negócios objetiva determinar a forma em que os insumos recebidos de um fornecedor, são tratados e transformados em produtos que serão entregues aos clientes. A essa transformação, chamada de processo, são alocados recursos destinados a promover essa transformação com efetividade.
Nesse módulo, são identificados os processos críticos do setor, com suas respectivas entradas e saídas, bem como os fornecedores e clientes.
Partes interessadas
Partes interessadas é uma expressão usada na ISO 9001:2015. Comumente, no meio corporativo, elas são tratadas como stakeholders. Correspondem a todos os elementos que afetam ou são afetados de alguma forma pela organização, e podem ser representados por empresas, instituições, investidores, grupos, pessoas, etc.
A partir desse módulo, estabelecemos os acordos com os clientes internos, com os requisitos estabelecidos para prestação dos serviços de forma a atender as necessidades dos clientes.
Monitoramento e análise de indicadores
Os indicadores de desempenho organizacional são ferramentas básicas utilizadas para o gerenciamento do sistema organizacional. Com estes indicadores as empresas são capazes de aferir os processos organizacionais, apontar possíveis alterações nos planejamentos já definidos.
No módulos, é possível monitorar os indicadores de processos, analisando-os e propondo, quando necessário, ações corretivas e/ou de melhorias para os processos.