Nupad desenvolve sistema próprio para gerenciar qualidade e começa implementação

O Qualipad trará mais autonomia e inovação ao Núcleo

Imagem mostra a tela inicial do Qualipad
O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) desenvolveu um sistema informatizado da qualidade próprio, o Qualipad. Ele começou a ser implantado neste mês de setembro e foi gerenciado pelo Setor de Tecnologia da Informação (TI) em conjunto com o Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ).

Como inovação, o Qualipad permite a integração com os sistemas dos setores e contempla os aspectos estratégicos que o antigo software não integrava. Além de registrar documentos e uso das ferramentas, o sistema vai monitorar e alertar automaticamente várias etapas que são hoje realizadas manualmente pelas equipes, bem como será possível ser ajustado sempre que forem identificadas possibilidades de melhorias durante a verificação dos processos. Diferente do antigo, ele também aderiu a estratégia top-down (de cima para baixo).

“Todos os artefatos da qualidade possuem link e podemos perceber mais claramente situações de causa-efeito que podem gerar problemas sistêmicos no Núcleo”,
Acrescenta o coordenador do Setor de TI do Nupad, Jeferson Oliveira.

Para auxiliar os colaboradores sobre o novo sistema, o Nupad incluiu o curso sobre o Qualipad na plataforma de capacitação, que se encontra dentro do site do Núcleo.

Vantagens do sistema próprio

Além de atender as necessidades do Nupad, o sistema próprio trará mais autonomia ao Núcleo.

“Um dos requisitos da norma ISO 9001/2015 é a melhoria contínua. Então, desenvolver um sistema próprio confere mais autonomia ao nosso sistema da qualidade, visto que podemos implantar mudanças quando se percebe necessidade. Isso já não é possível com um sistema de terceiros não exclusivo”
Explica a administradora geral e coordenadora da Gestão da Qualidade do Nupad, Denise Reis.

Segundo Jeferson, essa liberdade para mudar e questionar é fundamental no processo de melhoria. Por isso, de acordo com ele, o software deve ser dinâmico e flexível. “A ideia é que os setores possam entender que o sistema de gestão da qualidade é parte da rotina e não um processo paralelo. O software foi desenvolvido com este objetivo, de integrar, facilitar e propiciar um ambiente de melhoria contínua natural no Nupad”, ressalta.

Leia também: Nupad mantém certificação ISO 9001:2015 e aumenta nota de maturidade da Gestão de Riscos