Nos dias 05 a 07 de julho de 2021, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, recebeu a visita da auditora líder e equipe, representante da empresa DNV GL – Business Assurance, visando verificar novamente todo o processo de gestão da qualidade do Núcleo. O Nupad foi recomendado para a recertificação na norma ISO 9001:2015, conforme relatório emitido da auditoria externa. Além da recomendação da recertificação não foi identificada nenhuma não conformidade em todos os processos auditados, somente observações.
O Professor José Nelio Januario, Diretor Geral do Nupad, declara:
“O alcance da terceira certificação evidencia um grau de amadurecimento na gestão do Nupad. Foi demonstrado, durante a auditoria externa, que as normas de gestão de qualidade foram incorporadas aos processos de trabalho dos setores de maneira mais natural. Isso traz maior facilidade para o alcance dos objetivos previstos no planejamento estratégico do Núcleo e, consequentemente, melhorias em suas ações no contexto da saúde pública.”
Processo de auditoria externa
A auditoria externa foi realizada pela DNV GL durante os três dias citados anteriormente. Foram realizadas reuniões com um número mínimo de participantes, variando entre seis a três pessoas por horários, seguindo todas as recomendações de segurança para prevenção da covid-19, como distanciamento entre as cadeiras, uso de máscara por todos, higienização do local e uso de álcool em gel.
Todo o escopo da certificação verificado nesse ano englobou: aspectos estratégicos da Direção; Administração Geral e Escritório da Qualidade; Laboratório de Triagem Neonatal (LTN); Laboratório e Genética e Biologia Molecular (LGBM); Setor de Monitoramento do Cuidado e Treinamento (SMCT); Tecnologia da Informação (TI); Gestão de Projetos (GPRO); Gestão de Pessoas (GP); e Logístico (LOG).
Denise Reis, Administradora Geral do Nupad, menciona as palavras da auditora líder, Lívia Vasconcellos, que informou estar impressionada com as melhorias implantadas no sistema próprio informatizado de qualidade (Qualipad). A auditora declarou nunca ter encontrado nenhuma instituição que controlasse riscos de forma individualizada por objetivos estratégicos como o Nupad demonstrou por meio do Qualipad.
A seguir, estão destacados os principais itens do relatório final da auditoria externa:
Resultados da Área Foco
- Eficácia na gestão de riscos.
INDICAÇÕES POSITIVAS
- Riscos estratégicos mapeados por objetivo estratégicos
- Guardiões do sistema como barreiras
- Automação dos processos
- Interfaceamento dos processos
- Teste de vulnerabilidade
- Utilização de boas práticas da 31000 e 27000 para a gestão de riscos e segurança da
- Informação
PRINCIPAIS ÁREAS PARA MELHORIA
- Conhecimento da gestão de riscos
- Alinhamento das formas de monitoramento dos riscos
Outros Resultados
Principais pontos observados durante a auditoria e não incluídos na avaliação da áreas foco.
INDICAÇÕES POSITIVAS
- Investimento em tecnologia
- Desenvolvimento do QUALIPAD
- Capacitação e aplicação do LEAN SEIS SIGMA
- Competência técnica da equipe
- Ferramentas de gestão
- Legitimidade de mercado
PRINCIPAIS ÁREAS PARA MELHORIA
- Gestão de treinamentos voltados para resultados
- Análise de eficácia dos treinamentos
- Análise de resultados com foco preventivo
- Análise de causa com foco em processo
Conclusão
- The audit was carried out without use of remote auditing techniques. (a auditoria foi realizada sem o uso de técnicas remotas).
- Os principais objetivos de auditoria foram alcançados, e o plano dessa auditoria foi seguido sem grandes mudanças.
- Na reunião de encerramento, as conclusões gerais e as constatações chaves foram apresentadas, discutidas e acordadas.
- As principais alterações que afetam o sistema de gerenciamento desde a última auditoria: Desenvolvimento de um sistema próprio de gestão.
- Não foram identificadas não-conformidades durante a auditoria. Com base na amostragem realizada na auditoria, o sistema de gestão é considerado efetivo e em conformidade com a norma.
- A organização será recomendada para a recertificação pelo Auditor Líder.
- Embora não seja uma obrigação, o Auditor Líder recomenda que as observações sejam consideradas e respondidas.
- Com base no resultado positivo da auditoria, não há necessidade de uma auditoria de follow-up.
- A adequação do escopo (e limites) da certificação foi avaliada considerando fatores como a estrutura organizacional, site(s), processos e produtos/serviços. A conclusão é de que o escopo da certificação (e os limites) seja considerado adequado.
- Não foram identificadas, durante a auditoria, quaisquer problemas que afetem o Programa de Auditoria Periódica, para o ciclo de certificação atual.
- Considerando os status dos fatores relevantes, como: número de pessoal, locais geográficos, processos e produtos, e nível de complexidade da organização, a conclusão é que não há necessidade de alterar o tempo de auditoria.
>> CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO CLICANDO AQUI.
A Administração Geral, o Escritório da Qualidade e a Diretoria do Nupad reconhecem e agradecem a todos os colaboradores do Núcleo pelo alcance da recertificação. Isso não seria possível sem o esforço e a contribuição de todos os funcionários, tanto nas sugestões de melhoria do sistema, como nas atividades dos processos setoriais e na gestão de cada equipe.
Agradecemos também a parceria do Grupo IAG Saúde, que sempre nos apoiou com as consultorias de gestão da qualidade, bem como com as auditorias internas, que preparam o Nupad para as visitas externas no que tange à verificação da Norma ISO 9001/2015.
O SUCESSO É DE TODOS!