Nupad realiza capacitação em Ribeirão das Neves

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad) realizou nos dias 3, 4, 16 e 17 de setembro uma capacitação em triagem pré-natal e neonatal para profissionais da saúde em Ribeirão das Neves. A capacitação in loco foi uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

O município, que ainda não realiza a triagem pré-natal para a toxoplasmose congênita, aguardava pela capacitação dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e médicos para aderirem ao programa. Ao todo, foram capacitados 165 profissionais divididos em dois grupos.

Profissionais de Ribeirão das Neves são capacitados pelo Nupad.

De acordo com Michelle Alves, nutricionista integrante da equipe, a capacitação foi ministrada em dois dias. O primeiro teve foco no Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), com aulas sobre o Programa e setores envolvidos. Os presentes assistiram a um vídeo sobre a coleta do teste do pezinho, com normas técnicas para coleta, armazenamento e envio das amostras e, em seguida, participaram de uma aula prática sobre a coleta. Posteriormente, o treinamento abordou as doenças identificadas pela triagem neonatal.

O segundo dia compreendeu as aulas sobre a triagem pré-natal, sendo abordado o programa e sua relevância. Foi ministrada uma aula sobre a toxoplasmose congênita e interpretação dos resultados, com vídeos sobre a coleta, armazenamento e envio das amostras. A atividade foi finalizada também com uma aula prática a partir da coleta de sangue em papel filtro realizada em voluntária.

A capacitação foi ministrada pela equipe do Centro de Educação e Apoio Social do (Ceaps) e do Setor de Controle e Tratamento (STC) do Nupad, representada pelos enfermeiros Bernardo Romanelli e Narayana Almeida e pela nutricionista Michelle Alves.