Profissionais do Rio de Janeiro visitam o Nupad

Profissionais envolvidos com a implantação de um Centro Estadual de Operacionalização, Monitoramento e Acompanhamento em Triagem Neonatal (CEOMA) no Rio de Janeiro estiveram no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), entre os dias 1º e 3 de julho, para visita técnica.

Os representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), André Schimidt e Sérgio Arino, e do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), Patrícia Moura, conheceram o fluxo e logística seguidos por Minas Gerais para o Programa Estadual de Triagem Neonatal (PTN-MG). Em reunião técnica específica, que contou com a presença de outros profissionais do Rio de Janeiro, Nupad e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a triagem auditiva neonatal foi pauta de discussão.

Conforme nova portaria do Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), ainda em fase de aprovação, o CEOMA terá como finalidade operacionalizar a triagem neonatal nos diferentes estados do país.

Setores e atividades

Durante a visita, os profissionais estiveram no laboratório de triagem neonatal, responsável pelos procedimentos laboratoriais para a triagem das seis doenças contempladas pelo PTN-MG: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Ainda, conheceram os equipamentos e procedimentos dos laboratórios de triagem pré-natal e de genética e biologia molecular do Nupad, todos instalados na Faculdade de Medicina da UFMG.

Visita ao Laboratório de Triagem Neonatal do Nupad. Foto: Bruna Carvalho.
Visita ao Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Nupad. Foto: Bruna Carvalho.

A equipe visitou o Setor de Controle do Tratamento (SCT), responsável, no âmbito da triagem neonatal, pelas ações de busca ativa, monitoramento e acompanhamento dos pacientes junto aos pontos da Rede de Atenção à Saúde do estado. Atividades que, segundo Patrícia, do Hemorio, fazem a diferença em Minas Gerais: “Chama a atenção a grande estrutura para controle e acompanhamento do paciente, e isto com o apoio da Faculdade de Medicina. Todas essas ações servem para corroborar o programa”.

A visita passou também pelo Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) do Nupad, onde são realizadas práticas educativas, ações de acolhimento e orientação de suporte junto aos familiares e pacientes do PTN-MG.

No Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), parceria entre Nupad e Fundação Hemominas, os profissionais conheceram os projetos voltados à pessoa com doença falciforme, com foco na gestante (Projeto Aninha), nos profissionais da educação (Saber para Cuidar: doença falciforme na escola), na atenção básica (Linha de Cuidados na atenção primária à saúde) e atenção especializada (Projeto Atenção Especializada).

A coordenadora do Ceaps, Isabel Castro, fala sobre as atividades do Centro. Foto: Bruna Carvalho.

Triagem Auditiva Neonatal

O Programa Estadual de Triagem Auditiva Neonatal, instituído em 2007 por resolução da SES-MG, foi pauta de reunião técnica no dia 2 de julho. O objetivo foi apresentar o Programa aos representantes do Rio de Janeiro e compartilhar experiências, além de discutir propostas de implantação do projeto piloto da triagem auditiva, conforme também previsto na nova portaria do Ministério da Saúde para o PNTN.

Além dos profissionais já citados, estiveram presentes a coordenadora de atenção à saúde da pessoa com deficiência da SES-MG, Gabriela Cintra, o diretor geral do Nupad, José Nelio Januario, e outros convidados do Rio de Janeiro: a diretora executiva da Fundação Saúde, Clarisse Lobo, e as representantes da SES-RJ, Ana Lúcia Eiras e Márcia Freitas.

Gabriela explicou o funcionamento e protocolos do Programa. “Um dos motivos de sucesso da triagem auditiva neonatal em Belo Horizonte é o agendamento do teste a partir da atenção primária”, destacou.

O exame de emissão otoacústica, conhecido como teste da orelhinha, é capaz de triar a existência de distúrbios auditivos no recém-nascido e deve ser realizado, durante o primeiro mês de vida, em qualquer hospital ou maternidade de Minas Gerais credenciado no Programa.

Como destacou José Nelio, apesar de atualmente não existir uma pactuação entre a SES-MG e o Nupad para a triagem auditiva, há uma parceria técnica: “Nas capacitações sobre o PTN-MG, informamos ao profissional de saúde a importância da triagem auditiva”. A recomendação é que, já na Unidade Básica de Saúde, logo após o teste do pezinho, a mãe receba a orientação para realização do teste auditivo.