As ações setoriais do Nupad relativas à gestão da Qualidade e realizadas entre novembro de 2016 e maio de 2017 foram avaliadas pela diretoria do Núcleo na última sexta-feira, 23 de junho. A reunião, denominada Avaliação Crítica da Alta Direção (ACAD), ocorreu na Faculdade de Medicina da UFMG com a presença de diretor e vice-diretor, Escritório de Gestão da Qualidade, coordenadores e responsáveis pelos setores do Nupad.
O encontro é realizado semestralmente pelo Núcleo desde a implementação da norma ISO 9001:2008 nos processos da instituição, em 2014, e atende a requisito para certificação de qualidade. Durante a apresentação, coordenadores e responsáveis pelos 15 setores do Nupad expuseram dificuldades encontradas no período considerado e melhorias realizadas, como ajuste de indicadores para processos laboratoriais e criação de novos planos de ação.
Para a administradora geral do Nupad, Denise Reis, a reunião é etapa fundamental no processo de gestão da qualidade: “A ACAD permite à alta direção conhecer e avaliar detalhes operacionais e os resultados dos setores, com destaque para as questões estratégicas da instituição”.
Certificação de Qualidade
Após segunda visita anual de acompanhamento de auditoria externa, realizada pela empresa DNV GL no dia 19 de junho, o Nupad manteve a certificação de qualidade pela norma ISO 9001:2008. Obtido em 2015, o certificado de qualidade abrange todas as estruturas técnicas e administrativas do Núcleo e tem validade de três anos condicionada à aprovação nos acompanhamentos anuais.