Dreminas celebra 22 anos com II Edição do Prêmio João Batista

dreminas1
Aniversário Dreminas 22 anos. (Acervo Dreminas)

A Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a Dreminas, comemorou 22 anos no dia 26 de outubro, com festa na Fundação Hemominas, em Belo Horizonte. Na oportunidade, a associação fez a entrega da II Edição do Prêmio João Batista para aqueles considerados “amigos da pessoa com doença falciforme”.

O evento reuniu cerca de 350 participantes, entre familiares e pacientes com doença falciforme, doadores e funcionários da Fundação Hemominas, representantes do Nupad e Cehmob-MG, entre outros. Para celebrar a data, houve música, grupo de animação, brincadeiras para as crianças e bolo de aniversário.

O Prêmio João Batista, criado em 2012, foi entregue a 120 pessoas. “Esse ano, premiamos especialmente os doadores de sangue fenotipado (com características específicas para doação) que nos ajudam a viver melhor”, declara Maria Zenó Soares, presidente da Dreminas. A premiação é uma homenagem a João Batista, um dos fundadores da associação: “Ele nos ensinou a transformar o sofrimento em amor e esse prêmio agradece e reconhece aqueles que têm um olhar diferenciado para nossa dor e ajudam a amenizar nossas dificuldades”, garante Zenó.

Premiação João Batista – Maria Zenó e Odete de Moura (Fundação Hemominas). (Acervo Dreminas)
Premiação João Batista – Maria Zenó
e Odete de Moura (Fundação Hemominas). (Acervo Dreminas)

Além dos doadores, representantes da Fundação Hemominas, Ministério da Saúde, Hospital Odilon Behrens, Nupad e escolas de Minas Gerais receberam a premiação. O troféu, como explica Zenó, simboliza em seu formato a hemácia falciforme, o coração e um anjo: “Representamos, assim, a causa de nossa dor, mas também o amor que nos move e a lembrança de João Batista por meio do anjo”.

Para a presidente da Dreminas, os 22 anos da associação representam muita luta e as dificuldades que ainda devem ser vencidas. “Nosso grande desafio é fazer com que os serviços de saúde, como um todo, reconheçam a gravidade da doença falciforme e nos respeitem como seres humanos a partir do relato do que sentimos”.

Premiação João Batista – Maria Zenó e representantes da Secretaria de Saúde de BH, Nupad, Hospital Infantil João Paulo II, Cehmob-MG e Fundação Hemominas. (Acervo Dreminas)
Premiação João Batista – Maria Zenó
e representantes da Secretaria
de Saúde de BH, Nupad, Hospital
Infantil João Paulo II, Cehmob-MG
e Fundação Hemominas. (Acervo Dreminas)

Eleição da Fenafal

Dois dias após o aniversário da Dreminas, Maria Zenó foi eleita a nova coordenadora geral da Federação Nacional das Associações de Doenças Falciforme, a Fenafal, para um mandato de quatro anos. A eleição, realizada em Belo Horizonte, contou com a participação de representantes de 38 associações de pessoas com doença falciforme de todo o país.

A principal função do coordenador geral é prestar assistência às associações de doença falciforme de todo o Brasil, contribuindo decisivamente na formulação de políticas públicas que promovam o acesso ao direito dos pacientes. Atualmente, são 46 associações no país filiadas a Fenafal.

“A Fenafal é um espaço político importante e não poderei deixar de dar continuidade ao belo trabalho da última gestão de Altair Lira”, declarou a nova coordenadora geral da Fenafal.

Dreminas

A Dreminas foi fundada em 1991 por pais e pessoas com doença falciforme. É uma instituição sem fins lucrativos, constituída por amigos, familiares e pessoas com doença falciforme e tem como meta a organização social das pessoas com doença falciforme, buscando o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.